O Ajuda Barnabas começou como uma agência de ajuda à Igreja sofredora em 1993. Mudou muito nas três décadas que se seguiram, mas nossa missão principal de fornecer ajuda prática para nossos irmãos e irmãs onde quer que eles precisem permanece a mesma.

O Ajuda Barnabas – então conhecido como Fundo Barnabas – foi fundado há 30 anos para atender a uma necessidade vital: aliviar o sofrimento dos Cristãos sempre que pudéssemos. Nisto fomos guiados pelo mandamento Bíblico de que os Cristãos devem “fazer [façamos] o bem a todos, especialmente aos da família da fé” (Gálatas 6.10, ênfase adicionada), bem como pelo ensinamento de Cristo de que “o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mateus 25.40).

Neste período, governos caíram e ascenderam. Guerras foram travadas. Grupos militantes se formaram, se fragmentaram e se realinharam. Novas nações foram criadas. Milhões de pessoas se deslocaram ao redor do mundo como refugiados. Extremos climáticos antes raros se tornaram comuns. Novas doenças se espalharam por todo o planeta. A Igreja cresceu em alguns países onde era fraca e encolheu em alguns países onde era forte.

No entanto, embora muito tenha mudado nas últimas três décadas, nosso chamado de fornecer ajuda prática aos nossos irmãos e irmãs Cristãos permanece inalterado. O Barnabas ainda é um canal para os Cristãos de todo o mundo ajudarem seus irmãos crentes. Ainda permitimos que as doações sigam “de Cristãos, através de Cristãos, para Cristãos”.

Uma crente idosa no Myanmar recebe ajuda prática financiada pelo Barnabas

30 anos de crescimento

Quando o Barnabas começou, uma das prioridades era ajudar os Cristãos convertidos de outras religiões, que normalmente sofrem muito quando decidem seguir a Jesus. Nossa outra prioridade era o treinamento de lideranças, porque líderes fortes de igreja podem fortalecer seus membros. Em todos os diversos tipos de projetos que financiamos em 30 anos, estes dois ainda são nossa prioridade.

Contudo, com a graça de Deus e a generosidade de nossos apoiadores, nosso trabalho tem crescido. Em 1993, as doações recebidas foram poucas, portanto, as doações feitas aos nossos parceiros de projeto foram poucas. Era um trabalho de meio período para uma pessoa no Reino Unido, e só ajudamos Cristãos perseguidos em contextos de maioria Muçulmana. Agora, em 2023, temos 123 funcionários estabelecidos em 11 países. Muitos colegas estão conosco há duas ou mesmo três décadas, e ganharam rugas e cabelos grisalhos!

À medida que as doações aumentaram nos últimos 30 anos, pudemos expandir para ajudar os Cristãos que sofrem pressão ou perseguição de qualquer origem ideológica, para fortalecer os Cristãos que provavelmente enfrentarão perseguição em breve, e até mesmo para ajudar os Cristãos que sofrem de pobreza extrema que não seja diretamente devido à sua fé. Em um ano típico, agora apoiamos de 300 a 400 projetos diferentes em cerca de 50 países distintos. Mas os países não são os mesmos a cada ano, portanto, ajudamos Cristãos em um total de 109 países nos últimos 30 anos. 

Nossa rede de parceiros de projeto confiáveis e outros contatos em todo o mundo cresceu, nos dando mais canais para doações e nos permitindo responder rapidamente a necessidades urgentes, tais como desastres naturais. 

Resposta rápida após a queda de Mossul, no Iraque

Por meio de nossa rede de parceiros de projetos confiáveis no local, o Barnabas pôde prestar ajuda imediata aos Cristãos Iraquianos quando a cidade de Mossul, no norte do Iraque, foi tomada diante dos avanços das forças do Estado Islâmico (EI, também chamado de ISIS, ISIL, Daesh) no dia 10 de junho de 2014. Nossa primeira doação foi enviada no dia 12 de junho para ajudar os Cristãos que tinham fugido da cidade.

No dia 18 de julho o EI emitiu um ultimato aterrorizante a todos os Cristãos remanescentes em Mossul. No dia seguinte, 19 de julho, enviamos outro subsídio.

Nos dias 7 e 8 de agosto os combatentes do EI conquistaram as cidades e vilarejos Cristãos nas planícies de Nínive, perto de Mossul. O Barnabas respondeu com mais três subsídios nas duas semanas seguintes.

Somos gratos ao Senhor e aos nossos generosos apoiadores por termos conseguido ajudar pelo menos 30.000 Cristãos Iraquianos deslocados nas primeiras dez semanas após a queda de Mossul.

Também criamos nossas iniciativas food.gives e medical.gives, permitindo aos apoiadores doarem itens ao invés de dinheiro, se preferirem. 

Através de nosso site Barnabas Today e do serviço de streaming Barnabas+, estamos agora canalizando as bênçãos vindas da Igreja sofredora para nossos apoiadores e doadores. A fé madura dos Cristãos que vivem com sofrimento diário, como discriminação, injustiça, violência ou pobreza extrema, pode ser uma bênção para os Cristãos do Ocidente. Isto pode os ajudar a lidar com seu próprio sofrimento, qualquer que seja a forma que ele assuma, assim como os preparar para a perseguição que parece provável que chegue ao Ocidente em breve.

Ainda nos esforçamos para manter nossas despesas gerais o mais baixo possível, para que o máximo possível de nossa renda esteja disponível para ajudar os Cristãos que sofrem. Atualmente, nossas despesas gerais globais estão em torno de 12%. Quando recebemos doações para projetos específicos, ainda enviamos 100% da doação para o projeto escolhido. (Se o projeto escolhido já tiver recursos suficientes, usaremos 100% da doação para outro projeto similar ou no mesmo país.)

Os próximos 30 anos

Somente o Senhor sabe o que o futuro nos reserva, mas Sua Palavra nos diz que guerra, desastre, fome, doença e perseguição continuarão até o retorno de Cristo (Lucas 21.9-12, 16-17). A Igreja continuará a compartilhar o sofrimento de um mundo amaldiçoado por conflitos, desastres naturais, fome e doenças, enquanto ela também sofrerá uma feroz perseguição de um mundo que odeia e rejeita seu Salvador.

A necessidade de aliviar o sofrimento dos Cristãos persistirá, portanto, mesmo que o contexto global mude e os detalhes específicos do que causa o sofrimento e a perseguição mudem.

Por favor, junte-se a nós, não apenas para agradecer por tudo o que Deus fez nestes últimos 30 anos, mas também orando para que Ele continue a abençoar e sustentar o trabalho do Barnabas como uma agência de ajuda à Igreja sofredora - talvez durante os próximos 30 anos ou mais, o tempo que reste até o retorno do nosso Senhor. 

Crianças orando em uma escola Cristã no Paquistão. O Barnabas ajudou crentes em 109 países diferentes durante os últimos 30 anos

More stories