Daily Prayer - November 2022


Tuesday 1 November 2022

TERÇA-FEIRA, DIA 1º Agradeça a Deus Todo-Poderoso por ter unido crentes de todas as partes do mundo em comunhão e fraternidade uns com os outros e com Ele, através de Jesus Cristo, o Senhor. Ore para que os Cristãos que sofrem perseguição, pobreza e fome sejam um exemplo para aqueles crentes que vivem em partes mais seguras do mundo, além de serem uma poderosa testemunha para todos aqueles que os rodeiam. Peça que sejam cheios do Espírito Santo, e que Ele os sustente em sua fé Cristã, até que todos nós nos encontremos como uma grande multidão que nenhum homem pode contar, “de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro” (Apocalipse 7.9).

Wednesday 2 November 2022

QUARTA-FEIRA, DIA 2 Cerca de 33 milhões de pessoas foram afetadas quando inundações sem precedentes em agosto e setembro deixaram grandes áreas do Paquistão debaixo das águas. No momento em que esta publicação é escrita, o perigo decorre de doenças transmitidas pela água, como diarreia, malária e gastroenterite, que estão ceifado centenas de vidas em Sindh, a província mais atingida. Muitos de nossos irmãos e irmãs perderam suas casas, meios de subsistência, colheitas e animais nas águas das inundações. O Barnabas respondeu a pedidos urgentes de ajuda enviando alimentos, água potável, medicamentos e lonas plásticas para construir abrigos temporários. Ore para que os Cristãos tenham coragem e perseverança sabendo que Deus atenderá suas necessidades de acordo com as riquezas de Sua glória (Filipenses 4.19).

Thursday 3 November 2022

QUINTA-FEIRA, DIA 3 “Com rostos sorridentes eles estão louvando a Deus e dando graças por suas provações e sofrimentos”, relatou o coordenador do Ajuda Barnabas no Paquistão, descrevendo os Cristãos na província de Sindh, a área mais afetada por inundações que devastaram no Paquistão em agosto e setembro. Ele estava ajudando nossos parceiros de projeto a distribuir alimentos, água potável e outras ajudas práticas financiadas pelo Barnabas para as comunidades Cristãs remotas e isoladas, onde nenhuma outra ajuda havia chegado. O agricultor Cristão “Chand” disse que se sentia muito abençoado por Deus que havia providenciado “para Seu povo através de Seu povo”. Ore para que a alegria do Senhor continue a ser a força deles nestes dias de provação (Neemias 8.10).

Friday 4 November 2022

SEXTA-FEIRA, DIA 4 Louvado seja Deus pois a Suprema Corte do Paquistão concedeu fiança a três Cristãos acusados de “blasfêmia”. Salamat Mansha Masih havia sido acusado depois de distribuir literatura Cristã, enquanto Patras Masih e Raja Waris foram acusados de postar material ofensivo online. Agradeça que a Suprema Corte tenha reconhecido a falta de provas contra nossos três irmãos. Ore para que Salamat, Patras e Raja sejam absolvidos ou para que os casos contra eles sejam arquivados, e por proteção para eles contra ataques de Muçulmanos zelosos.

Saturday 5 November 2022

SÁBADO, DIA 5 Agradeça por um parecer jurídico altamente significativo e bem-vindo publicado pela Suprema Corte do Paquistão, que afirmou que a pregação do Cristianismo “não é um crime, nem pode ser transformada em um”. A decisão do tribunal veio com a concessão de fiança a Salamat Mansha Masih, que foi acusado de “blasfêmia” (ver sexta-feira, 4 de novembro). O parecer de nove páginas também levanta questões como as falsas e maliciosas alegações de “blasfêmia”, a falta de provas confiáveis em muitos casos de “blasfêmia” e a violência popular que, muitas vezes, o acusado enfrenta. Ore para que a opinião do tribunal seja atendida pela polícia, pelos tribunais inferiores e pela sociedade de maioria Muçulmana.

Sunday 6 November 2022

DOMINGO, DIA 6 Senhor Deus e Pai Celestial, Te damos graças porque Tua Palavra nos previne sobre a perseguição, a oposição e o sofrimento. Por favor, equipa-nos pelo Teu Santo Espírito para permanecermos firmes em nossa fé Cristã apesar do sofrimento terreno, nos lembrando que, embora este sofrimento seja real e doloroso, é apenas por um momento, e não pode ser comparado com a glória eterna que aguarda todos aqueles que permanecem firmes. Que Tua Palavra nos afaste tanto da falsa esperança como do desespero sem fé, pois nós pedimos em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2 Coríntios 4.17; Mateus 24.13)

Monday 7 November 2022

SEGUNDA-FEIRA, DIA 7 “Sou muito grato ao meu Deus que me providenciou tudo aqui - posso adorar a Deus, posso orar, posso estar com meu Deus”. Estas são as palavras de Samim, um Cristão Afegão convertido de primeira geração que fugiu de sua terra natal e da ameaça de morte pelas mãos do Talibã. Ele está entre o primeiro grupo de Cristãos Afegãos que o Barnabas ajudou a começar novas vidas em segurança no Brasil. Agradeça a fé firme desses convertidos do Islã e peça a Deus que nos ajude a aprender com seu exemplo de coragem e perseverança. Louvado seja Deus pelas igrejas no Brasil que acolheram os refugiados como seus irmãos e irmãs (Mateus 25.40).

Tuesday 8 November 2022

TERÇA-FEIRA, DIA 8 O número de Cristãos que ainda vivem no Afeganistão é conhecido apenas pelo Senhor. Como convertidos do Islã ou filhos de convertidos, eles enfrentam a pena de morte por apostasia se descobertos. Estando escondidos, eles não podem trabalhar. A crescente crise humanitária que afeta todo o povo Afegão tem contribuído para o sofrimento de nossos irmãos e irmãs. Ore para que alimentos e outros suprimentos essenciais cheguem aos Cristãos, e que eles também recebam alimento espiritual e encorajamento. Peça ao Senhor para permitir que Seu povo encontre refúgios seguros, seja dentro do Afeganistão ou no exterior, onde serão protegidos do perigo da violência e da morte por sua fé.

Wednesday 9 November 2022

QUARTA-FEIRA, DIA 9 Os Cristãos de origem Muçulmana têm sido frequentemente vistos com suspeita e descrédito no Cazaquistão de maioria Muçulmana, mas agora esta hostilidade é cada vez mais dirigida contra todos os Cristãos. Em parte, esta situação surgiu devido a um crescente senso de nacionalismo Cazaque que está ligado à identidade Islâmica. Cerca de 25% da população do Cazaquistão é Cristã. Ore para que nossos irmãos e irmãs, sejam eles de origem Muçulmana ou Cristã, permaneçam de pé caso enfrentem ataques ou discriminação de seus vizinhos não Cristãos.

Thursday 10 November 2022

QUINTA-FEIRA, DIA 10 Catorze igrejas do Quirguistão foram encorajadas quando 134 das famílias mais pobres de suas congregações receberam três meses de comida do Barnabas. “Eles viram a verdadeira obra de Deus cuidando de seus filhos através do Barnabas”, nos disse um pastor. Todos os beneficiados estão enfrentando dificuldades - alguns porque têm crianças deficientes, outros porque são viúvos, idosos ou incapazes de trabalhar por causa de problemas de saúde. A maioria são convertidos do Islã que não recebem ajuda de seus parentes por causa de sua fé em Jesus. Ore para que, embora pressionadas por todos os lados, essas famílias Cristãs convertidas não sejam esmagadas, embora perplexas não desesperem, embora perseguidas nunca se sintam abandonadas (2 Coríntios 4.8-9).

Friday 11 November 2022

SEXTA-FEIRA, DIA 11 A situação econômica catastrófica do Líbano é considerada ainda pior do que a da Síria, devastada pela guerra. Ainda assim, Dima, uma jovem viúva Cristã Síria, foi para o Líbano com seus filhos em 2021, quando o país estava mergulhado em terríveis calamidades. Ela depende da igreja para obter apoio prático, como muitos Cristãos Libaneses. No Líbano há longas filas para comprar pão e o óleo de cozinha é praticamente inacessível. O gás está tão caro que o cozimento lento está fora de questão para muitos. Pessoas morreram porque não podiam mais pagar pelos medicamentos de que dependiam. Ore para que nossos irmãos e irmãs Libaneses e Sírios recebam ajuda vital e apoio na reconstrução de suas vidas.

Saturday 12 November 2022

SÁBADO, DIA 12 A eleição presidencial para a autodeclarada República da Somalilândia será realizada amanhã, domingo, dia 13 de novembro. O presidente em exercício Musa Bihi Abdi do Kulmiye, eleito pela primeira vez em 2017, é elegível para concorrer a um segundo mandato de cinco anos. O Islã é a religião oficial da Somalilândia. Sua constituição proíbe a conversão do Islã para outra religião, estipula que suas leis “não devem ser contrárias à sharia Islâmica” e proíbe a propagação de qualquer religião, exceto o Islã. Os poucos Cristãos são todos convertidos do Islã ou filhos de convertidos. Ore para que as eleições sejam conduzidas pacificamente e que quem for eleito para o cargo governe de forma justa para todo o povo da Somalilândia. Peça que quaisquer leis introduzidas não sejam determinadas por interpretações extremas da sharia e que permitam aos Cristãos praticar sua fé na paz.

Sunday 13 November 2022

DOMINGO, DIA 13 Deus Pai, apresentamos diante de Ti nossos irmãos e irmãs ao redor do mundo que estão presos por sua fé em Teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Pensamos naqueles que foram encarcerados em prisões Iranianas, que foram presos por suposta “blasfêmia” no Paquistão, ou que estão sendo mantidos nos centros de detenção e campos de concentração da China e da Coreia do Norte. Por favor, aproxime-se de cada um por Teu Espírito Santo, lembrando a Teus filhos que embora tenham perdido sua liberdade terrena, talvez permanentemente, eles têm uma liberdade profunda e eterna em Cristo, em cujo nome oramos, que nunca poderá ser tirada. (Lucas 4.18; Gálatas 5.1; João 10.29)

Monday 14 November 2022

SEGUNDA-FEIRA, DIA 14 Em agosto, três Cristãos Iranianos que foram condenados por envolvimento em atividades de “casas igreja” perderam seus recursos para um novo julgamento. O pastor Iraniano-Armênio Anooshavan Avedian, de 60 anos, foi sentenciado a dez anos de prisão por “propaganda contrária e perturbadora à santa religião do Islã”. Dois membros da sua casa igreja, a Cristã convertida Srta. Maryam Mohammadi e o Sr. Abbas Soori, ambos na casa dos seus 40 anos, foram condenados a dois anos de exílio interno e proibidos de viajar para o exterior, por serem membros da igreja. Ore para que Anooshavan, Maryam e Abbas permaneçam firmes sob a provação de aprisionamento, sabendo que a coroa da vida aguarda todos os que amam a Deus (Tiago 1.12).

Tuesday 15 November 2022

TERÇA-FEIRA, DIA 15 O Pastor Joseph Shahbazian e quatro mulheres Cristãs de origem Muçulmana perderam seus recursos contra as penas de prisão e multas impostas devido ao seu envolvimento em “casas igreja” no Irã. O Pastor Shahbazian, de 58 anos, um Iraniano-Armênio, foi condenado a dez anos de prisão, enquanto as convertidas Mina, de 59 anos, e Malihe, de 48 anos, foram condenadas a cumprir seis anos de prisão. Masoumeh e sua filha Somayeh (também conhecida como Sonya) foram condenadas a pagarem multas. Ore para que a confiança dos cinco Cristãos em seu Senhor seja constante e se fortaleça ainda mais, apesar da rejeição de seus casos pela corte de apelação. Peça que Joseph, Mina e Malihe recebam a coragem de suportar seu tempo na prisão, e que sua fé seja uma inspiração para outros prisioneiros.

Wednesday 16 November 2022

QUARTA-FEIRA, DIA 16 Os Cristãos e outros grupos minoritários no nordeste da Síria são ameaçados pelos planos da Turquia de conduzir novas operações militares na região. A Turquia declarou que pretende combater os grupos terroristas Sírios - mas no passado os ataques aéreos Turcos na Síria e no Curdistão Iraquiano mataram Cristãos e destruíram casas e terras agrícolas em áreas Cristãs. Ore pela segurança de nossos irmãos e irmãs nas áreas afetadas, pedindo que o sofrimento não aumente. Peça para que haja paz nesta conturbada do mundo.

Thursday 17 November 2022

QUINTA-FEIRA, DIA 17 As autoridades do norte de Chipre (oficialmente a República Turca de Chipre do Norte) recusaram um pedido para realizar um culto na igreja na cidade de Lefkonoiko. O norte de Chipre - cerca de um terço da ilha - é um país não reconhecido que tem sido governado separadamente da República de Chipre desde a invasão Turca, em 1974. Em 2016, o governo proibiu muitas igrejas da região de realizarem mais de um culto por ano, alegando a dificuldade de policiamento dos Cristãos que desejavam cruzar a fronteira para adorarem. Ore pela Igreja Cipriota, para que nossos irmãos e irmãs não desanimem, lembrando que adoramos um Sumo Sacerdote que habita em um santuário não feito com mãos humanas (Hebreus 9.24).

Friday 18 November 2022

SEXTA-FEIRA, DIA 18 Em setembro de 2022, ocorreram intensos combates ao longo da fronteira entre a Armênia, de maioria Cristã, e o Azerbaijão, de maioria Muçulmana, e até mesmo dentro da própria Armênia. Antes disso, os combates tinham se intensificado no enclave povoado por Armênios, Alto Carabaque, no Azerbaijão, com o Azerbaijão tomando a cidade de Lachin e algumas das áreas circundantes. Em setembro de 2020, o Azerbaijão, com o apoio da Turquia, invadiu Alto Carabaque, que faz parte da pátria histórica do povo Armênio e foi colocado dentro do Azerbaijão pela União Soviética em 1923. Ore pela segurança de nossos irmãos e irmãs em Alto Carabaque e na própria Armênia para que o Senhor os proteja e preserve (Salmo 41.2).

Saturday 19 November 2022

SÁBADO, DIA 19 Uma eleição geral no Nepal de maioria Hindu acontecerá amanhã, domingo, dia 20 de novembro. Quem chegar ao poder terá que lidar com a inflação causada pelo aumento dos preços dos alimentos e da energia e por uma crise financeira em potencial. Um sentimento crescente de nacionalismo Hindu também pode ter um impacto na política governamental. Os Cristãos - que podem representar até 5% da população - estão frequentemente entre os mais pobres e mais marginalizados dos cidadãos Nepaleses. Ore por sabedoria para o novo governo do Nepal e peça a bênção do Senhor para Seu povo.

Sunday 20 November 2022

DOMINGO, DIA 20 Senhor Deus e Pai Celestial, Te damos graças que Teu Filho Jesus Cristo é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, e que Ele governa e reina sobre todos. Quando olhamos para os problemas e o sofrimento deste mundo, e principalmente a perseguição de Teu povo em muitas terras, é fácil para nós esquecer que nosso Salvador está no controle soberano de todas as coisas. Por favor, nos ajude a lembrar e ter conforto nesta verdade, e a dar a Ele a honra e o louvor devidos ao Seu Nome Real, no qual oramos. (Apocalipse 19.16; Atos 4.24, 28)

Monday 21 November 2022

SEGUNDA-FEIRA, DIA 21 Coloque diante do Senhor nossos irmãos e irmãs da Coréia do Norte, um país que é rotineiramente classificado como um dos lugares mais perigosos do mundo para ser Cristão. As crianças são encorajadas desde cedo a relatar seus pais se os virem orando ou lendo as Escrituras. Os crentes têm sido executados simplesmente por possuir uma Bíblia. Dezenas de milhares de Cristãos têm sido aprisionados em campos de trabalho onde são abusados, torturados e trabalharam até a morte. Ore para que os Cristãos na Coréia do Norte sejam cheios de esperança por Sua força onipotente, certos de que as portas do inferno não prevalecerão contra Sua Igreja (Mateus 16.18).

Tuesday 22 November 2022

TERÇA-FEIRA, DIA 22 As Medidas Administrativas para Serviços de Informações Religiosas na Internet da China exigem que as igrejas e outras organizações religiosas obtenham permissão das autoridades para realizar atividades religiosas online. Algumas igrejas oficiais, incluindo muitas em Pequim, obtiveram permissão com sucesso, enquanto outras foram excluídas - de 150 cadastros na província de Shanxi, apenas 24 obtiveram uma permissão. As igrejas não oficiais, sem o reconhecimento das autoridades, não podem se cadastrar. Peça ao Senhor para tornar Seu povo na China astutos como as serpentes e inocentes como as pombas (Mateus 10.16) em resposta às crescentes restrições e regulamentações.

Wednesday 23 November 2022

QUARTA-FEIRA, DIA 23 Dois Cristãos - Margaret, de 13 anos, e seu pai - foram mortos por um projétil disparado pelo exército do Myanmar (Tatmadaw) em um campo para deslocados internos em Demoso, Estado Kayah. Margaret morreu instantaneamente quando foi atingida na cabeça por estilhaços do projétil de 120mm. No dia seguinte, seu pai faleceu devido a ferimentos semelhantes. Um porta-voz da comunidade local disse que era “seguro afirmar que [o Tatmadaw] tinham como alvo o acampamento”, dada a falta de alvos militares óbvios na área. Ore pela família de Margaret para que eles se sintam consolados pela perda. Peça o fim dos ataques direcionados aos Cristãos e outras pessoas deslocadas no Myanmar.

Thursday 24 November 2022

QUINTA-FEIRA, DIA 24 Dê graças pela rápida resposta das autoridades do estado Indiano de Punjab a uma série de ataques às igrejas. Na vila de Thakarpura, quatro homens mascarados invadiram um prédio de igreja, fazendo um segurança refém enquanto vandalizavam a propriedade da igreja e ateavam fogo no carro do pastor. A pedido do governador do estado, a polícia iniciou uma investigação especial. Enquanto os extremistas neste estado de maioria Sikh, parecem estar alimentando ódio contra as igrejas devido ao número de convertidos Cristãos do Sikhismo, em Thakarpura, Sikhs e Cristãos vivem pacificamente lado a lado. Ore para que a paz dentro da comunidade seja mantida e peça ao Senhor que se aproxime dos novos convertidos, pois eles enfrentam a possibilidade de intimidação por extremistas.

Friday 25 November 2022

SEXTA-FEIRA, DIA 25 Louvado seja Deus pelos sinais de que a Suprema Corte da Índia está levando a sério a questão da perseguição anticristã. A corte ordenou que oito estados Indianos apresentem evidências relativas a possíveis ataques contra Cristãos, incluindo relatórios policiais. A ordem veio após uma petição enviada à corte por líderes Cristãos pedindo uma diretiva para acabar com o “discurso de ódio” contra os Cristãos e ataques a seus locais de culto. Ore para que o processo de verificação seja minucioso, justo e um verdadeiro reflexo da experiência de perseguição dos Cristãos Indianos. Peça que as conclusões levem o governo a tomar medidas para proteger a liberdade religiosa para todos os seus cidadãos, de acordo com a Constituição Indiana.

Saturday 26 November 2022

SÁBADO, DIA 26 Peça ao Senhor que conceda sabedoria aos líderes da igreja e a todos os Cristãos no estado Indiano de Karnataka, que agora aprovou uma lei permanente anticonversão. A lei é mais rigorosa do que uma legislação semelhante em outros estados Indianos, tanto em termos das punições que podem ser aplicadas, quanto em sua definição do que conta como uma tentativa ilegal de ganhar convertidos - os crentes podem ter problemas simplesmente por compartilhar a mensagem do Evangelho. Continue a apoiar em oração nossos irmãos e irmãs que enfrentam tais obstáculos e desafios. Peça que a comunidade Cristã seja mantida a salvo de extremistas que desejam fazer o mal.

Sunday 27 November 2022

DOMINGO, DIA 27 Senhor Deus e Pai Celestial, Te agradecemos que no início deste tempo do Advento podemos recordar com alegria o nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo, que embora sendo “rico além de todo esplendor, tudo por amor se tornou pobre”. Embora muitos sejam incapazes de compreender o significado completo, Te agradecemos que os olhos do Teu povo ao redor do mundo foram abertos para ver que o bebê nascido em Belém é o Rei, que “proclamará a paz às nações” e cujo governo “dominará de um mar a outro”. Em Seu nome, oramos para que este conhecimento seja um encorajamento para nossos irmãos e irmãs que sofrem, onde quer que estejam. (Zacarias 9.10)

Monday 28 November 2022

SEGUNDA-FEIRA, DIA 28 Agradeça ao nosso curador Senhor Jesus Cristo (Mateus 15.30) pela Clínica Hope, financiada pelo Barnabas, na província de Sindh, no Paquistão, que está fornecendo serviços de saúde de qualidade aos Cristãos carentes que de outra forma não poderiam pagar. Em seu primeiro ano, a qualificada equipe médica Cristã da Clínica Hope ajudou 6.890 pacientes, quase o dobro do número esperado. No momento em que esta publicação é escrita, os membros da equipe médica estavão viajando pelas áreas da província atingidas pelas inundações para chegarem até nossos irmãos e irmãs necessitados, pois os casos de doenças transmitidas pela água estão aumentando. Ore pelo sucesso contínuo deste ministério médico que está levando conforto físico e espiritual às comunidades Cristãs empobrecidas.

Tuesday 29 November 2022

TERÇA-FEIRA, DIA 29 Zeeshan, filho de Cristãos pobres trabalhadores de uma olaria Paquistanesa, costumava se sentir triste quando via outros meninos e meninas indo para a escola. Ele não podia se juntar a eles porque seus pais não tinham condições de pagar as mensalidades. Agora, graças às doações de apoiadores do Barnabas, ele tem uma vaga em uma nova escola financiada pelo Barnabas, além de livros e material de papelaria. Zeeshan espera estudar muito e, quando for mais velho, encontrar um emprego bom e bem remunerado para ajudar seus pais. Ore para que Zeeshan e outras crianças Cristãs como ele se saiam bem acadêmica e espiritualmente e sejam capazes de escapar do ciclo de pobreza, analfabetismo e discriminação que tem aprisionado as gerações anteriores.

Wednesday 30 November 2022

QUARTA-FEIRA, DIA 30 “Este apoio foi um raio de esperança para mim e para minha filha”, disse a viúva Cristã Paquistanesa “Safia”. Mulheres como Safia são triplamente discriminadas no Paquistão de maioria Muçulmana: por causa de seu gênero, porque perderam a proteção de seu marido, e porque são seguidoras de Cristo. Um total de 1.208 famílias Cristãs empobrecidas recebem do Barnabas uma remessa mensal de alimentos, o que permite que economizem um pouco de dinheiro para pagar despesas como reparos domésticos, escola para seus filhos - ou, no caso da Safia, medicamentos para tratar o câncer, tratamento que agora também está sendo financiado por suas generosas doações. Peça que, através destas dádivas de amor, os crentes cresçam na fé, e saibam que o Senhor estará com eles onde quer que forem (Josué 1:9).