Daily Prayer - May 2023


Monday 1 May 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 1 Isaac Achi, um ministro da igreja no estado do Níger, Nigéria, foi queimado vivo por supostos Islamistas que incendiaram sua casa. O seu colega, Collins Omeh, foi baleado pelas costas quando fugiu do incêndio e mais tarde levado para o hospital - ore pela sua contínua recuperação. Em 2011 o Reverendo Achi sobreviveu a um atentado à bomba na igreja realizado pelo Boko Haram e que matou cerca de 45 pessoas. Durante o seu ministério, ele também foi sequestrado e baleado na mandíbula. Dê graças pela vida de perseverança fiel do Reverendo Achi e ore pela mão de Deus de proteção sobre o Seu povo na Nigéria.

Tuesday 2 May 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 2 Esperava-se que as eleições presidenciais realizadas no dia 25 de fevereiro na Nigéria provocassem mudanças, levando a uma redução da violência Islâmica. No entanto, a divisão Cristão-Muçulmana na sociedade Nigeriana aprofundou-se durante a campanha e o país continua atolado em controvérsia. Os ataques anticristãos têm continuado a ceifar muitas vidas desde as eleições. Ore pelo novo presidente Bola Tinubu, um Muçulmano, que assumirá o cargo no final deste mês, para que ele e outras autoridade governem com sabedoria. Acima de tudo, ore pela força do Senhor para sustentar a fé dos crentes Nigerianos durante estes tempos difíceis.

Wednesday 3 May 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 3 Quando o desastre atingiu a maioria Cristã do Malawi sob a forma do Ciclone Freddy, o Ajuda Barnabas foi capaz responder em poucos dias. O ciclone causou estragos, destruindo ou danificando mais de 40.000 casas no Malawi e deslocando cerca de 180.000 pessoas. Estes e muitos outros se viram desesperadamente sem alimentos. Graças à generosa resposta de nossos apoiadores, conseguimos financiar a entrega de 15 toneladas de ePap proveniente da África do Sul (cerca de 350.000 porções) para os Cristãos no Malawi. Agradeça porque o Senhor permitiu esta resposta rápida e ore por todas as pessoas afetadas no Malawi e em outros países enquanto continuam a se recuperar.

Thursday 4 May 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 4 No extremo norte do Camarões, que faz fronteira com a base do Boko Haram no nordeste da Nigéria, frequentemente as comunidades Cristãs rurais são sujeitas à violência Islâmica. Houve pelo menos seis ataques às igrejas da região no início de 2023, com três Cristãos mortos já confirmados. Os terroristas também saquearam e queimaram casas, provocando a fuga de muitos dos Cristãos. Ore para que o Senhor conforte os enlutados, provenha para aqueles que foram forçados a abandonar as suas casas e leve paz ao Seu povo no Camarões.

Friday 5 May 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 5 “Deus é grande e maravilhoso” exclamou um pastor quando viu grãos financiados pelo Barnabas esperando para serem distribuídos aos Cristãos que perderam tudo quando as enchentes destruíram suas casas no Chade e no vizinho Camarões. No momento em que esta publicação foi escrita, estávamos finalizando a distribuição da ajuda para mais de 7.000 famílias (cerca de 34.000 indivíduos) nestes países. Muitas destas famílias já estavam sofrendo devido a repetidos ataques às suas comunidades por parte de extremistas. Ore pelos nossos irmãos e irmãs deslocados, principalmente aqueles que foram duplamente traumatizados, primeiro pela violência, depois pelas inundações. Peça que a alegria do Senhor continue a ser a sua força (Neemias 8.10).

Saturday 6 May 2023

SÁBADO, DIA 6 Até agora, Gana, país da África Ocidental, está relativamente livre da violência Islâmica que aumentou em outros países da região, incluindo o país vizinho Burkina Faso. No entanto, as autoridades Ganeses temem a extensão da atividade jihadista para o norte do país, onde áreas como Bawku já sofrem conflitos étnicos e atividades criminosas. “Se não pararmos o que está acontecendo em Bawku agora”, disse o Ministro da Defesa Dominic Nitiwul, “corremos o risco de uma situação em que Gana pode ser lançada sob ataques terroristas”. Ore para que as comunidades Cristãs no norte de Gana sejam protegidas de todas as formas de violência.

Sunday 7 May 2023

DOMINGO, DIA 7 Soberano Senhor, colocamos diante de Ti os Cristãos que trabalham para formar líderes de igrejas em lugares de perseguição. Pedimos sabedoria e orientação para eles enquanto preparam outros para fortalecer os Cristãos que sofrem. Agradecemos àqueles que no Sudão completaram a sua formação e foram reconhecidos como pastores e diáconos, orando para que sejam uma fonte de encorajamento para a pequena comunidade Cristã do país, que sofreram tantas perseguições nas décadas anteriores. Pedimos isto em nome do nosso Salvador, que venceu o mundo. (João 16.33)

Monday 8 May 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 8 “Tudo se foi, a igreja ruiu, a minha casa está destruída, nós não temos nada”. Estas foram as palavras de um pastor em Antáquia (Antioquia) na Turquia nas horas que se seguiram ao devastador terremoto na Turquia-Síria que ocorreu no início de fevereiro. Dê graças que o socorro chegou rapidamente, pois o Ajuda Barnabas conseguiu financiar um alojamento alugado para o pastor, sua família e outra família da sua congregação, cuja casa também foi destruída. Fornecemos também alimentos, roupas, cobertores, tendas, kits de saúde e outros suportes a muitos Cristãos afetados pelo desastre. Louvemos a Deus, que proveu para os pobres (Salmo 68.4,10).

Tuesday 9 May 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 9 Os Cristãos em Alto Carabaque - uma região Armênia de maioria Cristã dentro do Azerbaijão - sofrem de escassez de alimentos e medicamentos há mais de três meses, até o momento em que esta publicação é escrita. A causa é o bloqueio Azerbaijão do Corredor de Lachin, a única ligação de transporte entre Alto Carabaque e a própria Armênia. Ore para que o Senhor ponha fim ao bloqueio e provenha para o Seu povo, pois Ele pôs fim ao cerco Sírio de Samaria (2 Reis 7). Louvado seja Deus pelo Barnabas ter conseguido levar ajuda alimentar para Alto Carabaque, apesar do bloqueio.

Wednesday 10 May 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 10 Agradeça pelo maior reconhecimento no cenário mundial do Genocídio Armênio, Assírio, Grego e Siríaco do final do século XIX e início do século XX. Em fevereiro de 2023, o Senado do México apoiou o reconhecimento do Genocídio Armênio, tendo os senadores instado o governo a oficializar esse reconhecimento. Ao mesmo tempo, a França, que já reconhece o Genocídio Armênio, votou a favor do reconhecimento separado do Genocídio Assírio. Entre 1893 e 1923, cerca de 3,75 milhões de Cristãos de vários grupos étnicos morreram no Império Otomano. Ore para que um maior reconhecimento deste crime contra a humanidade ajude a evitar que ele volte a acontecer.

Thursday 11 May 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 11 Cinco famílias Cristãs Iranianas, na sua maioria convertidas do Islã, enfrentam a deportação da Turquia para o Irã, onde quase certamente sofrerão perseguição severa. Dezessete crentes detidos em “centros de remoção” Turcos relataram abusos, incluindo condições insalubres, alimentos adulterados e privação de medicamentos. Os homens são detidos separadamente de suas esposas e filhos, e só é permitido o contato com eles uma vez por semana. Peça ao Senhor que leve uma rápida resolução aos seus julgamentos, libertação do confinamento e um local seguro onde as famílias possam se estabelecer e praticar a sua fé.

Friday 12 May 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 12 O primeiro novo edifício da igreja a ser construído na Turquia moderna está, no momento em que esta publicação foi escrita, prestes a ser concluído. A permissão para a construção em Istambul foi concedida pelo governo Turco em 2015, e a pedra fundamental da igreja foi lançada em 2020, em uma cerimônia com a presença do Presidente Recep Tayyip Erdoğan. O edifício, que deve ser inaugurado ainda este ano, é o primeiro edifício de igreja a ser construído especificamente para este fim na história da República Turca, fundada em 1922. Agradeça pelo novo edifício, e ore para que seja uma bênção para a histórica comunidade Cristã Turca.

Saturday 13 May 2023

SÁBADO, DIA 13 Com a eleição geral agendada para amanhã, ore pela nação da Turquia. Após o devastador terremoto de fevereiro e graves problemas financeiros, espera-se que esta seja uma campanha muito bem disputada e crítica. Na Turquia, mais de 50.000 pessoas morreram no terremoto e os esforços para reparar e reconstruir são fundamentais para esta disputa. Ore por eleições livres e justas, e que os Cristãos sejam tratados de forma justa em quaisquer novas leis que sejam criadas. Em particular, se houver uma mudança de governo, peça ao Senhor que haja uma transferência pacífica de poder.

Sunday 14 May 2023

DOMINGO, DIA 14 Senhor Deus e Pai Celestial, oramos pelos pastores e ministros da igreja que trabalham em contextos de grave miséria ou perseguição, que devem encorajar e fortalecer o Teu povo, mesmo quando eles próprios partilham a pobreza e o sofrimento. Como Nosso Senhor que ouve o grito dos aflitos, defendendo os órfãos e os oprimidos, por favor encoraje e fortaleça os pastores inferiores do rebanho do Teu Filho para que a sua fé não falhe e para que fortaleçam os seus irmãos, pois pedimo-lo no santo e precioso nome de Cristo. (Salmo 10.17-18; Lucas 22,32)

Monday 15 May 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 15 Os líderes da Igreja Egípcia enviaram os seus agradecimentos às autoridades da Arábia Saudita, após uma rara oportunidade de realizar um culto no reino estritamente Islâmico. O culto contou com a participação de Cristãos Egípcios e Eritreus que vivem e trabalham na Arábia Saudita. Peça ao Senhor que este evento marque um abrandamento oficial das atitudes em relação aos Cristãos expatriados, que continuam proibidos manifestar publicamente sua fé. Ore também pelos Cristãos Sauditas convertidos, que de acordo com a lei do país estão sujeitos à pena de morte como apóstatas do Islã.

Tuesday 16 May 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 16 O governo do Egito licenciou mais 73 igrejas e edifícios associados a igrejas. Este é o 25º lote de aprovações feitas desde que o comitê governamental que supervisiona o processo começou a atuar em 2017. A última decisão, tomada em janeiro de 2023, eleva para 2.599 o número de igrejas que obtiveram licenças das 3.730 que solicitaram o registo, após a Lei de Construção e Restauração de Igrejas ter acabado com as restrições da era Otomana aos edifícios das igrejas em 2016. Agradeça a concessão das licenças e o apoio demonstrado pelo governo Egípcio à comunidade Cristã.

Wednesday 17 May 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 17 Agradeça pela libertação de seis Egípcios Cristãos que foram mantidos em cativeiro na vizinha Líbia. Os homens - trabalhadores da construção civil, todos da mesma família na província de Sohag, no Egito - foram mantidos por mais de uma semana em um centro de detenção não oficial, não controlado pelas autoridades Líbias. Eles tinham viajado para o país em busca de trabalho. Louvado seja o Senhor por todos os seis terem sido libertados, em segurança e ilesos, e capazes de regressar às suas casas.

Thursday 18 May 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 18 Cristãos sofredores em todo o mundo obtêm consolo pelo conhecimento de que o Senhor Jesus Cristo ressurreto ascendeu e que agora no céu Ele continua Sua obra sacerdotal de intercessão em nome do Seu povo (Atos 1.9; Hebreus 4.14, 7.25). Recordando que Ele “ofereceu, para sempre um único sacrifício pelos pecados” e agora está sentado à direita do Pai, os crentes em toda a terra estão confiantes de que os seus “pecados e iniquidades” são perdoados (Hebreus 10.12,17-18). Ore para que também nós ascendamos em coração e mente, refletindo sobre estas gloriosas verdades espirituais.

Friday 19 May 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 19 Por 20 anos, a Escola St. Aphrem em Belém tem o compromisso de proporcionar às crianças Cristãs uma educação Cristã em um ambiente seguro e protegido, em uma cidade onde os Cristãos são uma minoria desprezada. A escola, construída em grande parte com fundos do Barnabas e apoiada através das suas generosas doações, abriu no dia 12 de setembro de 2003 com 15 crianças. Hoje são 650 alunos, muitos dos quais são de famílias Cristãs pobres demais para pagar mensalidades realistas. Agradeça ao Senhor pela Sua orientação e proteção sobre a escola durante os muitos desafios terrenos que esta enfrentou. Ore para que a escola continue a manter os valores bíblicos entre os jovens durante muitos anos e muitas gerações futuras.

Saturday 20 May 2023

SÁBADO, DIA 20 Dê graças, pela libertação no dia 20 de março de 2023, de Jeff Woodke, um trabalhador humanitário Cristão proveniente dos Estados Unidos, que foi sequestrado por Islâmicos da sua casa no norte do Níger em outubro de 2016. Woodke vivia e trabalhava no Níger desde 1992. “Agradeço a Deus em primeiro lugar”, disse Woodke após a sua libertação. Peça ao Senhor para estar com o nosso irmão enquanto ele se ajusta a ser novamente livre, ajudando-o a se recuperar do trauma do que ele experimentou. Continue orando por outros Cristãos detidos por jihadistas na África Ocidental.

Sunday 21 May 2023

DOMINGO, DIA 21 Senhor Jesus, apresentamos diante de Ti os Cristãos fiéis no Irã que são perseguidos simplesmente pela sua devoção a Ti, por se reunirem para Te adorar e aprender com a Tua Palavra. Oramos principalmente para que Tu sustente aqueles que estão presos por Te seguir e permita que conheçam a liberdade no seu espírito e a convicção de que a Tua Palavra nunca está aprisionada. Intercedemos por aqueles que estão no exílio interno no Irã, longe da comunhão com o Teu povo. Oramos para que experimentem o conforto do Espírito Santo e uma profunda confiança nos Seus conselhos onde quer que Tu os conduza. (2 Timóteo 2.9; João 14.16)

Monday 22 May 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 22 Uma oficial de segurança Cristã em um aeroporto em Karachi, Paquistão, foi ameaçada por um colega Muçulmano com uma alegação de “blasfêmia” depois de ela o advertiu por permitir que o veículo de um conhecido passasse pela segurança sem o passe necessário. O Muçulmano ameaçou registar um processo de “blasfêmia” contra ela (que pode levar a uma sentença de morte nos tribunais), acrescentando que ele “chamaria os pregadores ... Estou louco e vou cortar [você]”. Louvado seja Deus por nossa irmã ter recusou corajosamente a recuar e pela condenação generalizada das ações do colega por muitos na comunidade Muçulmana. Ore para que a nossa irmã e a sua família sejam protegidas daqueles que “afiam a língua como espada e apontam como flechas” (Salmo 64.3).

Tuesday 23 May 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 23 Preocupações foram levantadas após a Assembleia Nacional do Paquistão ter aprovado uma emenda à lei de “blasfêmia” do país que aumentou a punição por insultar as companheiras, esposas ou familiares de Maomé, o profeta do Islã, de três anos para dez anos de prisão. Os condenados receberão também uma multa de um milhão de rupias (R$ 22.350,00). Já existe uma pena de morte obrigatória por “profanação do nome” de Maomé. Peça ao Senhor, que ama a justiça (Salmo 99.4), que proteja os Cristãos e outros não-Muçulmanos no Paquistão, que são especialmente vulneráveis a falsas acusações de “blasfêmia”.

Wednesday 24 May 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 24 A vida continua sendo uma luta para todas as pessoas no Afeganistão, principalmente para os Cristãos, após a retirada das forças de coligação em agosto de 2021 e o subsequente ressurgimento do Talibã. Dois terços da população precisam de ajuda humanitária, e as ameaças iminentes de fome e desordem civil apenas contribuem para aumentar a gravidade da situação. Sob a ameaça adicional de serem mortos como apóstatas do Islã, muitos Cristãos fugiram e aqueles que permanecem estão em constante perigo. Ore pela proteção dos crentes secretos no Afeganistão, bem como por aqueles que se encontram agora nos países vizinhos. Agradeça por aqueles que foram ajudados pelo Barnabas a se estabelecerem no Brasil, pedindo que o Senhor os ajude a recomeçar as suas vidas.

Thursday 25 May 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 25 Islamistas em Bangladesh são suspeitos realizar vários ataques contra minorias religiosas, incluindo Hindus e Ahmadiyyas, até agora em 2023. Em um incidente, dois seguidores de Ahmadiyya - uma seita Muçulmana considerada herege tanto pelo Islã Xiita como Sunita - foram mortos. Estes ataques destacam o crescimento da ideologia Islâmica no Bangladesh, um país de maioria Muçulmana. Ore por todos aqueles em risco de violência jihadista, e principalmente pelos nossos irmãos e irmãs Cristãos que estão entre os vulneráveis a ataques de extremistas.

Friday 26 May 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 26 A situação econômica do Sri Lanka se deteriorou rapidamente e, no ano passado, levou a protestos em massa que resultaram na fuga do presidente do país e sua renúncia ao cargo. Em decorrência desta crise econômica, o país teve que solicitar um empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI). As condições de empréstimo do FMI, conhecidas como medidas de austeridade, provavelmente serão particularmente difíceis para os cidadãos mais pobres do país, entre os quais se encontram muitos Cristãos. Lembrem-se em suas orações de todo sofrimento no Sri Lanka e especialmente de nossos irmãos e irmãs pobres, pedindo que o Senhor os livre dos seus problemas (Salmo 34.17).

Saturday 27 May 2023

SÁBADO, DIA 27 Agradeça que Antoine Macaire Christian Noah, um ministro da igreja originário de Camarões, tenha conseguido escapar dos seus sequestradores no Haiti após dez dias em cativeiro. No momento em que esta publicação foi escrita, três crentes, sequestrados de uma igreja na capital do Haiti, Porto Príncipe, ainda se encontram cativos. Ore para que eles também recuperem sua liberdade, e para todo o povo de Deus no Haiti, muitos dos quais são diretamente afetados pela violência contínua, pedindo que a paz e a segurança retornem.

Sunday 28 May 2023

DOMINGO, DIA 28 Senhor Deus e Pai Celestial, damos graças que o Senhor Jesus Cristo, tendo ascendido à Tua mão direita, não deixou o Seu povo sem um auxiliador, mas enviou o Espírito Santo para ser o seu consolador e guia. Obrigado que o Espírito continua a ministrar à Igreja, inclusive sustentando e preservando aqueles que sofrem pela sua fé Cristã. Oremos para que Ele nos prepare para o sofrimento, bem como para maiores atos de serviço, pois nós o pedimos em nome de Cristo. (João 14.16-17,26)

Monday 29 May 2023

segunda-feira, dia 29 “Obrigado ao Ajuda Barnabas. Você sempre esteve lá por nós”, disse um líder da igreja Nigeriana em gratidão pela última remessa de ajuda dada pelo Barnabas às vítimas de ataques contra Cristãos por militantes Islâmicos no Cinturão Médio. Fornecemos alimentos e ajuda prática aos habitantes depois que extremistas Fulâni saquearem e destruíram casas em cinco comunidades da chefatura de Kagoro, estado de Kaduna. Pedimos ao Senhor que se aproxime dos nossos irmãos e irmãs deslocados nestes últimos ataques. Ore para que estes ataques cessem. Peça que, pela graça de Deus, os Cristãos possam dar um exemplo do verdadeiro perdão, pois perdoam aqueles que os perseguem (Mateus 6.14).

Tuesday 30 May 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 30 No dia 14 de março, pelo menos 10 moradores de uma comunidade da maioria Cristã da chefatura Atyap do estado de Kaduna foram mortos. O ataque foi realizado por supostos extremistas Fulâni, enquanto a violência Islamista contra os Cristãos persiste em todo o Norte e Cinturão Médio da Nigéria. Vários outros ficaram feridos no ataque armado e necessitaram de tratamento hospitalar. Peça que o Senhor conforte os enlutados e cure os feridos na comunidade Atyap. Ore para que o nosso Deus leve ao fim o mal que está sendo perpetrado contra os nossos irmãos e irmãs.

Wednesday 31 May 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 31 “Não somos muitos, mas somos muito corajosos porque estamos trabalhando com Deus”, disse recentemente um Cristão Mauritano. A coragem é certamente necessária, pois este é um país onde a conversão do Islã é potencialmente punível com a execução de acordo com a lei do país. Peça ao Senhor Jesus que proteja o Seu povo, e que o guie em tudo o que fizer. Uma elevada taxa de divórcio causa muito sofrimento e angústia na Mauritânia e alguns Cristãos Mauritanos estão ansiosos por tentar ajudar as pessoas afetadas. Ore para que eles possam ser eficazes pacificadores e também levar conforto e esperança àqueles que têm sido rejeitados e abusados.