Como ajudamos

Barnabas Aid assists a wide range of projects in the following categories.

Necessidades Básicas

Quando muitos Cristãos na República Democrática do Congo foram forçados a fugir do violento grupo rebelde M23 em 2012, o Ajuda Barnabas interveio para fornecer a 652 famílias Cristãs desesperadas e esfomeadas alimentos e material de higiene. Nosso parceiro escreveu que o apoio alimentar "trouxe alegria ao seu coração e um grande sorriso nos seus rostos".

O Ajuda Barnabas está disponível para ajudar a alimentar os Cristãos que se encontram temporariamente em necessidade. Mas, por vezes, o nosso apoio é necessário a longo prazo. Por exemplo, Cristãos no Paquistão e no Egito são frequentemente vítimas da pobreza devido à discriminação. O recebimento de cestas básicas regulares transforma suas vidas: quando sabem de onde vem a sua próxima refeição, podem usar o que teriam gasto em comida para pagar mensalidades escolares ou iniciar um pequeno negócio, para que possam sair da pobreza e da fome para sempre.

Recursos Cristãos

No Quirguistão de maioria Muçulmana existe apenas uma revista infantil Cristã na língua Quirguiz - que é disponibilizada através da ajuda do Barnabas. A publicação é repleta de imagens, poemas, quebra-cabeças e histórias, a revista revela-se muito popular, tendo exemplares sendo passados e distribuídos nas ruas. Com a nossa ajuda, é também traduzida e distribuída no Cazaquistão e na Bulgária.

Muitos Cristãos perseguidos são também privados de recursos Cristãos que os ajudariam a crescer na sua fé. A produção e distribuição de materiais adequados é frequentemente restrita ou proibida. Os nossos fundos de literatura e recursos apoiam o fornecimento de Bíblias e outras literaturas cristãs, DVDs e programas de rádio e televisão.

Esses recursos proporcionam enorme encorajamento e força aos nossos irmãos e irmãs que sofrem. Um jovem Cristão Kachin na Birmânia (Myanmar) que recebeu uma Bíblia financiada pelo Barnabas disse: "Estou recebendo a paz de Deus através da leitura da Bíblia e vivendo uma vida dedicada a Deus".

Patrocínio Escolar

"Louvo a Deus por causa da Sua bondade para com a minha família", disse o pai de Kakoli. Kakoli é aluno de uma das cinco escolas Cristãs financiadas pelo Barnabas em Bangladesh. Essas escolas não só transformam a vida das crianças Cristãs em necessidade, como também tocam outras vidas. Curiosamente, algumas das crianças estão ensinando seus pais a ler e a escrever.

As crianças de famílias Cristãs muitas vezes não podem ir à escola. Os seus pais são tão pobres, devido à discriminação, que o pagamento das mensalidades escolares é impossível. Quando as crianças Cristãs podem frequentar a escola, podem estar em pequena minoria na sala de aula, onde muitas vezes sofrem perseguição, pressão para mudar a sua fé ou mesmo violência. Algumas são reprovadas nos seus exames por serem Cristãs. O Ajuda do Barnabas permite que estudantes Cristãos pobres de dez países estudem em um ambiente Cristão amoroso. Nestas escolas, eles podem tanto melhorar as suas perspectivas quanto crescer para serem homens e mulheres fortalecidos em Deus.

O programa de Patrocínio Escolar do Ajuda Barnabas financia vagas nas escolas Cristãs para crianças Cristãs pobres. O custo médio é de R$ 116,00 por criança por mês.

Trabalhadores Cristãos

"Agradecemos a Deus por Ele ter usado o 'Irmão Samir' para nos ensinar a dar importância a Deus em nossa vida diária". Duas mulheres Cristãs de uma congregação vulnerável num país da Ásia Central falaram de como cresceram espiritualmente graças a um evangelista patrocinado pelo Ajuda Barnabas.

Samir é um dos doze corajosos pastores e evangelistas que o Barnabas apoia no país, onde os Cristãos estão sob grande pressão. O ministério em tempo integral seria impossível para alguns deles sem o nosso apoio. "Dilfusa", outra evangelista, enfrentava dificuldades financeiras depois de ter sido demitida do seu trabalho devido ao seu envolvimento no ministério. Devido à ajuda do Barnabas, agora ela é capaz de se dedicar em tempo integral no discipulado de 70 crentes.

Os pastores, evangelistas e plantadores de igrejas que trabalham em contextos de perseguição se arriscam muito ao compartilhar o Evangelho ou ao pastorear suas congregações. Podem sofrer privações, perseguição ou até mesmo violência. Todos os anos o Ajuda Barnabas contribui para os custos de vida de centenas de trabalhadores Cristãos em tempo inteiro que servem em tais contextos nas suas pátrias ou entre o seu próprio povo.

Prédios de Igrejas

“Devido à construção desta igreja na nossa região, muitas famílias estão chegando a conhecer Jesus e a adorá-Lo". Depois da guerra civil no Sri Lanka ter terminado em 2009, muitos Cristãos voltaram para casa para encontrar os seus prédios de igreja em ruínas e sem recursos para os reconstruir. O Ajuda Barnabas providenciou fundos para 17 novos edifícios, e mais 20 estão planejados.

Em países onde os Cristãos são pobres ou enfrentam barreiras repressivas, podem ser impedidos de comprar, construir, reparar ou ampliar os seus edifícios. Os que têm podem ser fechados ou destruídos, e podem ser proibidos por lei de se reunirem em outro lugar. A falta de um edifício torna o culto e o ministério difíceis e pode privar uma congregação de respeito e dignidade.

Outros projetos recentes do Barnabas incluem a conclusão de uma igreja para refugiados Cristãos da Birmânia na Tailândia, a compra de um edifício de igreja no Tajiquistão, e a construção de novas igrejas no Burundi.

Cuidado com o Convertido

Quando 71 Cristãos convertidos do Islã no leste de Uganda foram expulsos das casas de suas famílias, um ministério local apoiado pelo Barnabas forneceu-lhes alimentos e cuidados médicos emergenciais e os alojou temporariamente em lares Cristãos. O ministério também proporcionou disciplinado intensivo e formação profissional para 136 recém-convertidos.

Os Cristãos convertidos, principalmente aqueles que deixam o Islã, frequentemente enfrentam uma intensa pressão de suas famílias e comunidades para abandonarem a sua nova fé. Podem perder suas famílias, lares e trabalhos, ou sofrer ameaças e violência que os forçam a fugir para outro país. Em alguns lugares, as autoridades podem até mesmo coloca-los na prisão.

O nosso Fundo para Convertidos oferece a eles vários tipos de apoio prático e espiritual. Doações recentes permitiram que 15 famílias de um país da Ásia Central comprassem terras agrícolas para gerar renda para si próprias, e ajudaram viúvas cujos maridos foram assassinados por militantes Muçulmanos no Quênia a iniciar pequenos negócios.

Assistência em Catástrofes

Em dezembro de 2012 o Tufão Bopha provocou inundações e deslizamentos de terra devastadores em todo o sul das Filipinas. Muitos Cristãos na ilha de Mindanao, que já se encontravam vulneráveis à hostilidade dos militantes Islâmicos, viram as suas casas e colheitas destruídas. O Barnabas prestou assistência para 705 famílias com suprimentos essenciais.

Em áreas onde os Cristãos são minoria, e principalmente onde são perseguidos, podem também sofrer discriminação na hora da distribuição da ajuda após desastres naturais. O Fundo Barnabas de Assistência em Catástrofes é utilizado para prover tanto as suas necessidades imediatas como o apoio para reconstruir as suas vidas a longo prazo, para que o sofrimento deles não seja pior do que o da população maioritária.

No ano passado, o Barnabas prestou ajuda alimentar aos Cristãos afetados por quebras de safra e pelos preços crescentes dos alimentos no Mali, ajuda emergencial para os Cristãos deslocados pelas fortes chuvas no Chade, novas casas para as vítimas das cheias no Paquistão, e muitas outras necessidades para as vítimas de catástrofes.

Treinamento de Liderança

Imagine que você se encontra numa posição de liderança dentro de uma congregação perseguida. Imagine então que não tem acesso à formação e ao apoio de que necessita para ajudar o seu rebanho a manter-se firme sob pressão. Esta situação difícil é enfrentada por muitos líderes pobres na igreja da Índia.

Mas quando uma igreja Indiana foi atacada em 2012, seus líderes conseguiram se manter firmes na sua fé, apesar do trauma que sofreram. Tinham acabado de receber uma formação Bíblica financiada pelo Barnabas sobre " permanecer firmes no meio da perseguição". O seu novo entendimento significou que a congregação foi grandemente abençoada pela sua liderança inabalável.

Quando os líderes da igreja são devidamente amparados, as congregações perseguidas podem ir de força em força, apesar da pressão que enfrentam. Por exemplo, agora, um grupo de pastores no Quirguistão é capaz de ensinar as suas congregações sobre o que a Bíblia diz sobre o lugar do sofrimento na vida Cristã, graças ao novo entendimento que ganharam numa conferência do Ajuda Barnabas. O Barnabas apoia a formação de liderança em vários níveis para líderes da igreja e trabalhadores Cristãos, a fim de os equipar para apoiarem os Cristãos sofredores aos quais servem.

Cuidados Médicos

Um ministério em Lahore, Paquistão, apoiado pelo Ajuda Barnabas está capacitando mulheres Cristãs pobres através de seminários de sensibilização para saúde. Muitas destas mulheres não conhecem sequer as noções básicas de higiene e prevenção de doenças, mas através das palestras podem aprender sobre doenças comuns e como evitá-las. Este conhecimento as ajuda a cuidar melhor das suas famílias. O ministério também organiza visitas médicas para proporcionar às mulheres consultas e receitas médicas gratuitas.

Muitos Cristãos que lutam pela sobrevivência por causa da pobreza, opressão ou violência não podem se dar ao luxo de consultar um médico, comprar medicamentos ou ser operados quando necessário, ou mesmo obter uma simples consulta. O Barnabas ajuda a fornecer cuidados médicos acessíveis para eles, tanto pagando despesas médicas como patrocinando clínicas e hospitais que oferecem os seus serviços gratuitamente ou com baixo custo.

Os nossos projetos médicos recentes incluem um programa de saúde baseado na igreja e clínica móvel no Sudão do Sul e cirurgia para Cristãos na Síria, onde os cuidados médicos têm sido gravemente interrompidos pela guerra civil.

Pequenos Negócios

Muitos Cristãos no Sudão do Sul estão lutando para alimentar suas famílias por causa de forças além de seu controle. O seu país ainda está se recuperando dos efeitos da longa guerra civil (1983-2005), quando o que era então o Norte do Sudão tentou impor a lei sharia ao Sul, majoritariamente Cristão.

Em 2012, o parceiro do Ajuda Barnabas Sudão do Sul emprestou a um grupo de 197 mulheres Cristãs Sudanesas do Sul o dinheiro de que necessitavam para iniciar os seus próprios pequenos negócios para sustentar suas famílias. Por exemplo, uma das mulheres, Kila, dirige agora uma próspera banca de mercado que vende pão e petiscos e pode agora suprir as necessidades de seus filhos.

Em alguns países, as mulheres Cristãs são impedidas de exercer qualquer tipo de trabalho, exceto os de menor remunerado, ou são preteridas para promoção. Também pode ser que o único trabalho aberto a elas seja perigoso. O Ajuda Barnabas proporciona a capacitação, custos iniciais ou recursos de que os nossos irmãos e irmãs necessitam para se tornarem autossuficientes, para que não precisem procurar emprego junto daqueles que os desprezam e os perseguem.

Vítimas de Violência

“Chegamos aqui com a ajuda de Deus. Viveremos bem na nossa terra com a ajuda de Deus ". Uma mulher Cristã deu graças pelo projeto Êxodo, financiado pelo Barnabas, que até agora permitiu que quase 5.000 Cristãos se deslocassem do Sudão de maioria Muçulmana para o Sudão do Sul predominantemente Cristão. Durante anos, tendo suportado hostilidade, injustiça e violência da maioria Muçulmana e do governo Islâmico no Sudão, agora são livres para começar uma nova vida.

Em muitos países, os Cristãos veem os seus bens roubados ou as suas igrejas e casas incendiadas; sofrem agressões físicas e ferimentos; ou podem ser presos, encarcerados ou mesmo executados. O Barnabas apoia as vítimas e as suas famílias com ajuda prática de vários tipos. No ano passado, fornecemos ajuda emergencial aos Cristãos deslocados pela hostilidade anticristã no Paquistão, uma casa segura para os crentes perseguidos no Quirguistão e aconselhamento em caso de trauma para crianças vítimas de violência na Índia.

Água

No Egito, os Cristãos correspondem a uma minoria desprezada, e muitos vivem em uma pobreza desesperadora, sem acesso imediato até mesmo a recursos básicos como a água. Numa cidade Cristã no Alto Egito, o Ajuda Barnabas auxiliou na melhora das deploráveis condições de vida de alguns dos habitantes, pagando para que as redes de água chegassem as suas casas. Agora 70 famílias têm água limpa e corrente, e já não precisam transportar cargas pesadas várias vezes por dia da fonte mais próxima.

As vidas dos Cristãos convertidos do Islã na Ásia do Sul e Central são por vezes postas em risco quando os seus vizinhos Muçulmanos os impedem de tirar água das fontes comunitárias. Ter poços artesianos feitos em suas próprias propriedades permite-lhes continuar a viver naqueles locais. O Barnabas está ajudando também a fornecer poços em terrenos da igreja para os Cristãos sitiados de Alepo na Síria, cujo abastecimento de água tem sido severamente interrompido pelos recentes combates violentos.